O AFRODIÁSPORAS, é um núcleo de pesquisa coordenado pela professora Drª Rosangela Malachias, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), que reúne pesquisadores, universitários ou independentes, estudantes, membros de movimentos sociais ou de coletivos e demais interessados da comunidade fluminense que tenham como interesse a investigação sobre feminismo negro, mulheres negras, produção cultural, cultura visual e audiovisual que tenham agentes negros como protagonistas, como também fotografia e cinema negro africano, processos de escolarização e de acesso ao ensino superior da população negra, estudo de trajetórias de sujeitos negros, pensamento de intelectuais negros, invisibilizados pela academia. O objetivo desse núcleo é fazer a interface Comunicação e Educação nas relações étnico-raciais e de gênero, racismos, estudos de mídias, educomunicação e práticas de advocacy.
Dentro do Núcleo estão sendo desenvolvidas algumas pesquisas que se destacam, dentre elas o estudo “Das periferias aos centros: Investigando desafios de liderança e desenvolvimento de estratégias de empoderamento”. Esse projeto fará análises com professores, diretores, funcionários, alunos e comunidades em escolas públicas pertencentes ao distritos de Duque de Caxias, a fim de identificar os seus conhecimentos e expectativas sobre ensino, aprendizagem, liderança e direitos humanos.
Outro estudo interessante do AFRODIÁSPORA é sobre “Diálogos Pedagógicos Internacionais e de Advocacy. Mulheres Líderes em Educação entre o local e o global”, essa pesquisa instiga os estudantes da graduação da (FEBF) e da pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acessarem e produzirem conhecimento dialógico. É realizado um estudo com Women Leading Education Group (Grupo Mulheres Líderes em Educação) e Educadoras locais de Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense, com o intuito de saber se, e como, cada uma delas enfrenta pedagogicamente os estereótipos e as desigualdades de gênero e raça inerentes à práticas de ensino e de gestão nos espaços educacionais onde elas atuam. O fato da Proponente ser também membro do grupo WLE Group obriga a um posicionamento metodológico que combina técnicas capazes de atender a transdisciplinaridade de temas e a centralidade teórica da Interface Educação, Comunicação e Advocacy.
Além dessas pesquisas, o AFRODIÁSPORAS possui um estudo implantado esse ano, sobre as “ODS 2-4-5 na Produção Científica da FEBF e da Universidade de São Paulo (Leste), um estudo sobre as “Periferias e a Agenda 2030”, no qual adequa, adapta e estabelece parâmetros pragmáticos e também subjetivos, inerentes às instituições envolvidas FEBF, em Duque de Caxias, o PPG-Educ. Nova Iguaçu e USP-EACH-Leste) para descobrir se a sua produção interna (disciplinas e pesquisas em andamento) referem e/ou promovem os três (dentre 17) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos no âmbito das Nações Unidas.
O AFRODIÁSPORA é um núcleo que faz parte do esforço do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED), em montar uma plataforma temática que articula projetos para apoio aos municípios no Pós-Covid.
Para saber mais sobre o AFRODIÁSPORA acesse www.promovide.febf.uerj.br/projeto-afrodiasporas.html.