Quem Somos:

O Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento — O CEED é um órgão deliberativo e executivo, ligado diretamente à Reitoria, destinado a atuar na ampliação do acesso à educação superior pública, assim como à ciência, tecnologia e inovação contidas na Universidade; identificar demandas da sociedade; promover articulação com o potencial identificado e fortalecer a presença da UERJ no interior, reafirmando sua vocação como Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

• contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Rio de Janeiro;
  • atuar na ampliação do acesso à formação, à ciência, à tecnologia e à inovação produzidas na UERJ;
  • promover a articulação do potencial identificado e fortalecer a presença da UERJ no interior;
  • fortalecer o papel da UERJ na articulação de saberes como instituição de formação de recursos humanos, de cultura e de conhecimento, com alcance além da região metropolitana;
  • identificar as demandas do Estado do Rio de Janeiro e dos Municípios, além dos outros poderes, que possam ser atendidas em consonância com a política institucional definida pela UERJ.

Equipe:

•   Paulo Roberto da Silva
    Apoio adminstrativo

Nossa História:

O CEED foi criado em 1992, como CCR que, em articulação com a antiga SR-3/PROACI, tinha a finalidade de supervisionar as atividades de interiorização firmadas por convênios entre a UERJ e prefeituras municipais.

De lá pra cá o CEED sofreu algumas mudanças tanto na sua estrutura, como na nomenclatura, ampliando suas atribuições. Em 2009, passou a se chamar Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento, mas continuava destinada a construir através de ações sistemáticas um novo vetor de crescimento e desenvolvimento da UERJ, reafirmando sua vocação como universidade voltada para o Estado do Rio de Janeiro nas suas várias regiões. Somente em 2020, o CEED recebeu sua denominação atual, Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento.

Diretores:

Passaram pelas direções do CEED, nomes importantes na história da UERJ.

• Prof. Marcio Tadeu Ribeiro Francisco (1992-2003);
  • Prof. João Regazzi Gerk (2004-março/2010);
  • Prof. Tatiane Alves Baptista (abril/2010-2015);
  • Prof. Moacyr Carvalho Filho (2016-2019);
  • Prof. Egberto Gaspar de Moura (2020-2023);
  • Prof. Floriano José Godinho de Oliveira (2024-atual)

Documentos:

• AEDA nº 039/Reitoria/1992
    Cria a Coordenadoria dos Campi Regionais – CCR.
  • AEDA nº 18/Reitoria/2009
    Altera o quadro de cargos da Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED.
  • AEDA nº 19/Reitoria/2009
    Cria a Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED.
  • AEDA nº 032/REITORIA/2015
    Reestrutura a Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED.
  • AEDA nº 72/Reitoria/2020
    Renomeia, reestrutura e amplia atribuições da Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED.
  • AEDA nº 83/Reitoria/2022
    Altera a estrutura administrativa do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED.