INTERIORIZAÇÃO/CEED: UERJ participa de estratégias para a criação de Programas Municipais de Educação Ambiental no Interior do Estado

O Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da UERJ (CEED), é o órgão supervisor do projeto de Educação Ambiental oferecido pelo Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (Ceads/UERJ) no interior do Estado. O projeto é mais uma das experiências de interiorização da universidade.

Por meio de uma parceria entre o Ceads/UERJ, a SEAS/RJ e o INEA (Universidade do Meio Ambiente), o projeto visa fortalecer políticas públicas educacionais dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O carro chefe do programa inclui um curso de Formação em “Estratégias para a Criação de Programas Municipais de Educação Ambiental (PROMEA)”. 

O curso, assim como as palestras, as rodas de conversas e as mediações, estão sendo implementados por docentes de diversas unidades da UERJ – além do Ceads, participam o Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag), a Faculdade de Formação de Professores (FFP), a Faculdade de Geologia (FGEL) e o Ecomuseu Ilha Grande (Ecomig). Outras instituições públicas também estão contribuindo como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Essa parceria significa o reconhecimento do Ceads para capitanear cursos de formação inicial e outros processos educativos voltados para a qualificação, formulação e implementação de políticas públicas voltadas para as questões socioambientais do Rio de Janeiro”, afirmou a coordenadora acadêmica do projeto professora Sonia Babosa dos Santos, professora associada do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) e diretora do Ceads/Uerj.

*Para mais informações sobre a política de interiorização da UERJ, entre em contato com o CEED por meio do e-mail: ceed@uerj.br