INTERIORIZAÇÃO/CEED: Uerj Inaugura Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro como parte da sua Política de Interiorização Em Cabo Frio – Região Dos Lagos/RJ

A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos ganhou uma nova unidade de saúde pública. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) inaugurou nova unidade de saúde na cidade de Cabo Frio, na manhã desta sexta-feira (15). O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, localizado no bairro Jardim Flamboyant, vai funcionar com cerca de 50 leitos, priorizando tanto o atendimento à Covid-19, quanto o tratamento das sequelas causadas pela doença na população da Região dos Lagos. A previsão é disponibilizar 20 vagas em Unidades de Tratamento Intensiva (UTIs) e as demais para a reabilitação pós-covid.

A ação faz parte do projeto de interiorização da UERJ, que tem como objetivo marcar a presença da instituição nas diversas regiões fluminenses nas áreas da saúde, ensino, pesquisa e extensão universitária. Por meio de convenio da Universidade com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o hospital, que anteriormente era incorporado à rede privada e estava fechado desde dezembro de 2020, foi reaberto hoje. “Essa unidade hospitalar pertencia à rede de Faculdades Unilagos, chegou a ser gerida pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio (PMCF) durante um período, e, agora será administrada por nós, por meio de um convênio a SES, que terá a duração de um ano”, afirma o Pró-reitor de Saúde da UERJ, Denizar Vianna, que está à frente do projeto.

O objetivo do projeto é criar um sistema integrado com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), bem como com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC), para auxiliar no gerenciamento local, com monitoramento adequado, informação de fornecedores e transferência de conhecimento. Marcando a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital homenageia o médico sanitarista Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou a com participação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, dos secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho e de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, do reitor da Uerj, Ricardo Lodi, do vice-reitor, Mário Carneiro, além dos pró-reitores, Cláudia Gonçalves, Denizar Vianna, Lincoln Tavares, Luiz Motta e Catia Antônia Silva, como também o diretor do CEED Egberto Gaspar de Moura e da diretora do hospital Universitário Beatriz Trindade.

*Para mais informações sobre a política de interiorização da UERJ, entre em contato com o CEED por meio do e-mail: ceed@uerj.br