INTERIORIZAÇÃO/CEED: Projeto da UERJ promove inclusão da temática dos povos indígenas na educação básica do interior do Estado

O Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED/UERJ) é o mediador institucional do projeto de interiorização que está sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). O projeto é coordenado por Kelly Cristina Russo de Souza, professora do Departamento de Formação de Professores da FEBF, é um convênio entre a UERJ e a prefeitura da cidade de Angra dos Reis.

Destacando um campo sensível e urgente, o projeto prevê a realização de cursos de formação continuada para profissionais da educação da rede municipal sobre o tema das relações étnico-raciais e culturas e histórias dos povos indígenas do Brasil: subsídios para a implementação das Leis 10639/2003 e Lei 11645/2008.

Com isso o projeto quer oferecer subsídios a professores da educação básica sobre questões relativas aos povos indígenas em sua relação com a diversidade cultural brasileira, fomentando a inclusão da temática na escola.

“Sem informação qualificada, professores terminam por reproduzir visões estereotipadas e preconceituosas, marginalizando ainda mais essas populações. O curso visa qualificar a abordagem das temáticas das culturas e história dos povos indígenas nas propostas pedagógicas e curriculares”, afirma a coordenadora do projeto, Kelly Russo.

*Para mais informações sobre a política de interiorização da UERJ, entre em contato com o CEED por meio do e-mail: ceed@uerj.br