INTERIORIZAÇÃO/CEED: O Campus Regional de Resende: um exemplo de democratização da educação superior e excelência acadêmica

Os campi espalhados pelo território fluminense cumprem papel significativo, que é compromisso da Uerj há 70 anos: ampliar o acesso da população a um ensino superior de qualidade e contribuir, de forma estratégica, para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Ampliar a presença social da universidade pelo interior do Estado é uma das estratégias mais importantes adotadas pela Uerj no sentido da sua democratização. Ao longo dos seus 70 anos, várias iniciativas foram empreendidas nesse sentido. Um dos casos emblemáticos é o de Resende, no Sul Fluminense. A cidade recebeu uma unidade da Uerj em 2002, fruto da demanda por profissionais devido ao interesse de empresas em se instalar na área. Volkswagen Caminhões e Ônibus e seu Consórcio Modular, além do Complexo Industrial da Nissan do Brasil e a Peugeot-Citroën, estão situadas na região. A cidade conta com a Faculdade de Tecnologia (FAT).

“As empresas estavam escolhendo onde iriam se instalar no território nacional e a opção por Resende se deve ao fato da Uerj se dispor a atender às demanda das montadoras implantando um polo de formação de engenheiros em Resende. Tudo aconteceu à partir de um amplo debate, envolvendo representantes do governo, da sociedade e dos empresários. Nestes 70 anos de existência, a Universidade tem se dedicado ao ensino de excelência e participado ativamente do desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro”, afirma a diretora-adjunta do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj, Tatiane Alves.

Para conhecer mais o Campus Regional de Resende veja no portal: www.fat.uerj.br

*Para mais informações sobre a política de interiorização da UERJ, entre em contato com o CEED por meio do e-mail: ceed@uerj.br