INTERIORIZAÇÃO/CEED: Atuação da UERJ na Ilha Grande oferece formação em educação ambiental para cerca de 98 municípios do Estado

De acordo com a professora Sônia Barbosa dos Santos, diretora do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads/UERJ), o momento é de muito trabalho e ótimos resultados: “Na semana passada finalizamos as atividades síncronas do curso “Processo de formação: estratégias para a criação de programa municipal de educação ambiental” (PROMEA), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SEAS/RJ) e com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA – Universidade do Ambiente).

Atendemos 89 municípios do Estado do Rio de Janeiro e cerca de 170 cursistas regularmente inscritos. Para a realização do curso contamos com a colaboração de especialistas da UERJ e de outras instituições. As atividades síncronas estão disponíveis no canal do Youtube do Ceads, e podem ser acessadas por todos os interessados no tema.

Agora em novembro os cursistas estão preparando seus relatórios finais. Será lançado também um livro em três volumes, reunindo todo o material didático produzido, cuja editoração está sendo realizada pelo INEA. Esse é um trabalho hercúleo que muito nos orgulha e que cumpre uma das missões do Ceads ao colaborar para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, em consonância com os ODS da Agenda 2030 da ONU. O encerramento formal do Curso está previsto para 7 de dezembro”.

O Projeto tem o CEED como órgão supervisor e é uma referência em termos de Interiorização.

*Para mais informações sobre a política de interiorização da UERJ, entre em contato com o CEED por meio do e-mail: ceed@uerj.br.