O Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento planeja a estruturação de uma plataforma de ações temáticas envolvendo pesquisadores e técnicos da UERJ articulados em suas diversas interfaces. A ideia é provocar um ambiente de colaboração interna que potencialize a capacidade instalada no complexo tecnológico da Universidade, direcionando estes conhecimentos para o apoio ao interior do Estado numa política estruturante de interiorização. Para isso o Centro vem reunindo pesquisadores por temas, o primeiro encontro tratou da temática da Saúde que gerou um grupo de trabalho coordenado pela professora Heloísa Viscaíno da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
“Entendemos inicialmente que há alguns eixos temáticos setorizados para o desenvolvimento das propostas integradas e alguns outros que chamaremos de eixos transversais, que abrangem ações como a formação, a pesquisa, a inovação, os serviços e a coordenação das atividades dos convênios de interiorização, encontrando atuação em todos os cenários”, afirmou Heloísa.
A segunda rodada de estruturação da plataforma acontecerá em novembro sobre a temática da Educação. A plataforma pretende ser uma referência para atuação da UERJ no interior do Estado, facilitando a identificação de projetos que possam gerar impactos positivos para o fortalecimento das políticas públicas no Estado no contexto de superação dos desafios deixados pela pandemia.
*O CEED é um Centro da Administração Central voltado para o acolhimento de demandas da sociedade e novas parcerias com o Complexo Tecnológico da UERJ. Para saber mais entre em contato pelo e-mail: ceed@uerj.br