
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por meio do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED), cria novas oportunidades de formação no Interior do Estado, dessa vez em parceria com a prefeitura do Município de Areal, implanta curso de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial.
O Convênio assinado em 06 de agosto já se concretizou selecionando a primeira turma e seu processo seletivo contou com 36 candidatos, sendo 20 vagas ofertadas para o curso.
Com 15 meses de duração e carga horária de 450 horas/aula, o curso tem como objetivo formar um especialista em Turismo capaz de compreender as dinâmicas territoriais em diferentes escalas geográficas, além de propor projetos interdisciplinares inovadores que transformem o território para a disseminação de propostas de transformação socioambientais, tecnológicas, culturais, políticas e econômicas.
As aulas serão ministradas de forma remota, “possibilitando que a UERJ esteja presente no interior e aumente a sua capilaridade e poder de influência sobre diversos territórios. Nós estamos com muitas expectativas positivas, considerando que o município de Areal está passando por um momento de desenvolvimento expressivo, com aumento dos investimentos públicos e privados. Acreditamos que as aulas serão uma excelente oportunidade de analisar e discutir os cenários possíveis para esse desenvolvimento baseado na viticultura, mas também na oferta de serviços de alto valor agregado, como o turismo”, disse Clara Carvalho de Lemos, professora adjunta do Departamento de Turismo do Instituto de Geografia (IGEO) e Coordenadora do curso.
O CEED é a porta para que a UERJ amplie sua presença social no interior e se coloca à disposição de toda a comunidade no sentido de fortalecer novos projetos de interiorização.