Na gestão anterior, o CEED intermediou as negociações para firmar o convênio entre a UERJ e a Secretaria Municipal de Duque de Caxias, com o objetivo de selecionar os Projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. Em 2024, o convênio foi reestruturado para se alinhar às diretrizes da nova gestão, mantendo o foco na promoção de iniciativas que respondam às demandas específicas da região.
A nova fase do projeto está sob a coordenação da Profª Liliane Leroux, da FEBF, que traz uma vasta experiência em cultura e periferias urbanas, buscando aproximar as ações da UERJ às realidades locais. Um dos principais objetivos foi capacitar servidores da secretaria para que pudessem organizar e atuar em bancas de heteroidentificação nos processos seletivos dos editais de cultura, fortalecendo a prática da equidade no serviço público.
Para conduzir essa capacitação, a Profª Drª Rosangela Malachias, Professora Adjunta da UERJ-FEBF e Coordenadora da CoopVA, foi convidada. Sobre o processo, ela relata: “A capacitação aconteceu na FEBF nos dias 27 e 28 de junho de 2024 e contou com a presença não só dos servidores da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, mas também de outros órgãos da prefeitura, assim como de servidores da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Nas aulas foram discutidos os conceitos chave à desconstrução de estereótipos e preconceitos, seguido por debate sobre ações possíveis para a promoção das ações afirmativas, dentre elas, as cotas étnico-raciais (às populações negra, indígena e quilombola). Abordamos também procedimentos e toda a legislação em torno da heteroidentificação para, por fim, os participantes realizarem práticas de simulação de bancas de heteroidentificação, sob a supervisão e orientação da Prof. Rosangela. Os participantes foram certificados para atuar em bancas de heteroidentificação, possibilitando com isso que exercem esta tarefa com competência, segurança e de forma correta nos futuros editais…”
Dada a sólida atuação da UERJ nesse projeto, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, está em processo de formalizar um novo convênio para a elaboração da Política Nacional Aldir Blanc. Outras prefeituras da Baixada Fluminense também têm demonstrado interesse em estabelecer parcerias semelhantes, consolidando a FEBF como referência na área de cultura, cinema e artes.